Dinâmica liderança
CURSO PSICOLOGIA – 6ª FASE.
DISCIPLINA – PROCESSOS GRUPAIS.
PROFESSORA - REGINA TEIXEIRA.
ACADÊMICOS - DAIANE ROCHA. - JULIO CESAR CESINO. - TAMIRES MACHADO.
DINÂMICA DE GRUPO “LIDERANÇA”
CRICIÚMA, 08 de NOVEMBRO 2012
Índice.
Introdução. ( Justificativa-escrever sobre processos grupais -, Objetivos- um geral e 2 ou 3 específicos)
Objetivo geral.
O presente trabalho tem como objetivo discorrer a cerca da concepção histórico e dialética dos processos grupais com base em estudos realizados suas implicações teóricas,metodológicas e políticas. Pois estas são base fundamental para análise do processo grupal.
Desta forma torna-se importante utilizar como base os pressupostos que envolvem históricamente o grupo, aspectos pessoais e características individuais do grupo.
Objetivos específicos.
Desenvolver nos alunos da sexta-fase de psicologia uma análise critica sobre sua importância no contexto social quanto ao desenvolvimento de lideranças dentro da sociedade.
Desenvolver autocrítica nos alunos da sexta-fase de psicologia sobre suas competências quanto a promoção e preparação de lideres.
Desenvolvimento.
Perfectiva histórica e dialética.
Quando observamos as diferentes teorias de grupo observa-se vertentes que defendem que a função do grupo e apenas de definir papéis que por conseqüência garantem a produção de bens mantidos através da manutenção de relações sociais..Outra enfatiza o caráter de mediação ou seja relação individuo e sociedade. A partir destas constatações e se aproximando de avanços nas teorias temos o conceito de Silvia Lane.
O significado da existência e da ação grupal só pode ser encontrado dentro de uma perspectiva histórica que considere a sua inserção na sociedade, com suas determinações econômicas, institucionais e ideológicas. O próprio grupo só poderá ser