Log reversa
Visão Econômica dos Canais Reversos O objetivo econômico da implementação da logística reversa de pós-consumo pode ser entendido como ações que visem a obtenção de resultados financeiros por meio de economias obtidas nas operações industriais, principalmente pelo aproveitamento de matérias-primas secundárias provenientes dos canais reversos de reciclagem, ou de revalorizações mercadológicas nos canais reversos de reuso e manufatura. Encerrado o ciclo de revalorização de reuso do bem, ou seja, após ter sido reutilizado algumas vezes e por não apresentar condições de utilidade por diversas razões, ele será disponibilizado e coletado como um bem em fim de vida útil, sendo destinado ao processamento de sucata ou desmanche, onde será desmontado e serão extraídos seus materiais constituintes e seus resíduos. Nos casos em que não existem sistemas reversos organizados de revalorização de desmanche, os bens são coletados por coleta informal e comercializados diretamente com os intermediários, sucateiros ou processadores.
Objetivo Econômico nos Canais Reversos de Remanufatura O objetivo principal de um canal reverso de remanufatura é reaproveitar parte de um produto fazendo-se a coleta de conjuntos chamados no mercado de “carcaças”, substituindo-se peças e tornando o produto capaz de realizar as suas funções originais. O uso de “carcaças” permite economia na energia de execução do produto e podem ser esperados ganhos de 40 a 60% nos custos com uma utilização de esforço de fabricação de somente 20% na produção de um produto novo. Um produto remanufaturado tem preço final de 30 a 50% menor em relação ao produto original.
Objetivo Econômico nos Canais Reversos de Reciclagem O principal objetivo de um canal reverso de reciclagem é reintegrar os materiais constituintes dos bens de pós-consumo, como substitutos de matérias-primas primárias na fabricação de outras matérias-primas ou na fabricação de outros produtos. As economias