dimi
Passo 2- Referenciação com o tema de vídeo Tempos Modernos comparando o stress do personagem da época com os tempos atuais, e apontar as diferenças e semelhanças.
Na época quando houve a revolução industrial iniciou-se a implantação das indústrias e estas ainda estavam no auge buscando um equilíbrio de produção com base na arrecadação financeira cada vez mais rápida utilizando assim a mão de obra humana e todo o seu potencial de produção. O filme demonstra essa fase implantacionaria, onde os personagens tem que trabalhar cada vez mais rápido para atingir metas de produção exigidas pelos donos das fabricas, atingindo nesse contexto comportamentos, não existindo nenhum padrão ou lei reguladora que possa servir de proteção aos funcionários foi um dos grandes problemas permitindo tais comportamentos de época.
“O esforço humano em trabalhar como um relógio, dentro de um sistema de repetição mecânica, contínua e cronometrada (palavra derivada de “Cronos”, que na mitologia grega é o deus do tempo – daí “cronológico”, “cronômetro”, etc.), acaba por levar a pessoa a ficar com sérios problemas neurológicos e psicológicos. Os mais fortes acabam sobrevivendo como se fossem máquinas, em um cotidiano sem esperança, criatividade ou alegria, onde a única atividade é a repetição de um par de gestos mecânicos simples.”
Do site: Equipe SEGPREVI (Consultoria e Serviços em Segurança no Trabalho, Meio Ambiente e Saúde Ocupacional)
Semelhanças
Diferenças
Numero elevado de tarefas
Repetição mecânica
Função alienada e exaustiva
Saturação do trabalho
Falta de satisfação pelo o que faz
Exploração do homem pelo homem
Falta de tempo para o lazer
Busca pela minimização de tempo ocioso pelo funcionário.
Subordinação hierárquica.
Saturação intelectual
Sobrecarga de ocupações (pessoal, social, profissional)
Elevado número de informações recebidas diariamente
Má qualidade de vida
Elevado número de tarefas e conciliações pessoais, sociais e