Aspectos Emocionais e Cognitivos em estudantes de ambientes virtuais de aprendizagem
Nadiesca Homrich Scherer, Jacques Nelson Corleta Schreiber e Rejane Frozza.
Master in Systems and Industrial Processes, University of Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul - Rio Grande do Sul, Brazil.
Email: nadiesca@citypoint.com.br, jacques@unisc.br, frozza@unisc.br
Abstract
Este artigo apresenta um projeto de integração de um software que reconhece as emoções humanas com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) de uma instituição de ensino superior (IES) brasileira. O software analisa alguns traços da face humana e infere o estado emocional do usuário. Ambos softwares são resultados de projetos de pesquisa desenvolvidos na IES mencionada anteriormente. Após a integração, o AVA será capaz de monitorar e inferir o estado emocional do estudante durante a sua interação. Este ambiente já possui dois agentes pedagógicos com capacidade de expressar emoções, entretanto o objetivo principal da pesquisa é conhecer o estado emocional do estudante adaptando conteúdo e forma dos objetos de aprendizagem do AVA. No final, avaliaremos se um ambiente virtual de aprendizagem que considera a emoção do estudante é capaz de trazer melhorias no processo de aprendizagem.
Keywords: Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem, agentes pedagógicos emocionais, inferência de emoções em ambientes virtuais de aprendizagem.
1 Introdução
Nos cursos a distância, estudantes e professores comunicam-se e interagem através de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Então, conhecer as emoções do estudante enquanto ele acessa o AVA pode subsidiar melhorias na qualidade de interação. Pois no processo de aprendizagem do ser humano, existe uma relação entre a cognição e a emoção (LONGHI et al, 2007), (PIAGET, 1983), (DURAN et al, 2004). Portanto, pode-se ressaltar a importância de estudos sobre as interações, considerando afetividade e emoção dos participantes no processo de interação em um