metodologia
4.1 As mídias digitais na comunicação atual
Vivemos em um período em que a comunicação tornou-se algo extremamente rápido e volátil. Informações nos são repassadas constantemente e de forma muito veloz. Os meios de comunicação avançaram a certo ponto que é possível estarmos no Brasil e nos comunicar com um parente em outro país em tempo real. Da mesma forma, as informações que circundam através do globo ganharam uma velocidade impressionante: o macro torna-se micro em questões de segundos. Se uma bomba explodir no Oriente Médio, em questões de segundos ficaremos sabendo dessa informação. Assim, consoante o que afirma Lemos (2007 a), logo percebe-se como a informação se espalha rápido no mundo atual, devido a grande rede mundial de comunicação, e com certeza, aquela pessoa, ou empresa, que souber melhor utilizar essas informações, conquistará um grande mercado.
As informações que foram citadas há pouco se propagam devido a um novo tipo de tecnologia, que são as chamadas mídias digitas. As mídias digitais são um conjunto de veículos de comunicação baseados em tecnologia digital, que tem como função dar um suporte para a utilização de ferramentas digitais, como as redes sociais e os reprodutores de vídeo online. São essas mídias que são cogitadas para o auxílio na educação, haja vista estarmos passando por um período em que o uso de recursos digitais torna-se indispensável, e que as práticas pedagógicas precisam “acompanhar” o ritmo dessa crescente evolução tecnológica.
Essas ferramentas vem sendo bastante utilizadas no processo de ensino-aprendizagem, pois, congregam, entre outras coisas, sites de relacionamento e reprodutores de vídeo online que alguns profissionais da educação já estão adotando como meio para propiciar uma educação não convencional. De acordo com Minhoto (2012), esse tipo de uso pode sim dar bastante certo, uma vez que o ambiente digital já é bem familiar do jovem estudante, e consequentemente, se o professor souber