Dosamento do ácido acético no vinagre
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
DOSAMENTO DO ÁCIDO ACÉTICO NO VINAGRE
QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL
LONDRINA
2013
Introdução
A concentração do ácido acético no vinagre não deve ser menor que 4% (m/v) podendo chegar a 5% em alguns vinagres. A determinação do acido acético é feita titulando a amostra de vinagre com solução padronizada de hidróxido de sódio em presença do indicador fenolftaleína. A reação é representada pela equação:
CH₃COOH + NaOH → CH₃COONa +H₂O
No ponto estequiométrico, a quantidade de matéria de NaOH gasto na titulação é igual a quantidade de matéria de CH₃COOH presente na amostra de vinagre. Ou nº de mols de ácido acético = nº de mols de NaOH.
Objetivo
Determinar a % (m/v) de ácido acético no vinagre.
Matérias e Reagentes
Bureta
Pipeta volumétrica de 10mL
Erlenmeyer de 125mL
Vinagre
Biftalato de potássio
Hidróxido de sódio 0,1M (concentração aproximada)
Balão volumétrico de 50mL
Metodologia
1,0203g de biftalato de potássio foi dissolvido em 50mL de água destilada, e transferida para 3 erlenmeyers contendo 10mL em cada e com 2 gotas de fenofltaleina. Na bureta foi colocada a solução de hidróxido de sódio. O experimento foi titulado em triplicada e a media de volume de hidróxido de sódio oi anotada. A partir da porcentagem do vinagre foi calculada sua concentração e o volume a ser utilizado. 2mL de vinagre foram diluídos em 10mL de água destilada mais 2 gotas de fenolftaleína. A solução padrão de NaOH foi colocada na bureta para a titulação realizada em triplicada, a media de volume gasto foi anotada. Um balão volumétrico de 50mL foi pesado e depois pesado novamente com 50mL de vinagre.
Resultados e Discussões
Tabela: Volumes de NaOH
Volume 1 - 10,2
Volume 2 - 10,1
Volume 3 - 10,1
Média - 10,13
C1xV1 = C2xV2
0,1x10 = C2x10
C2 = 0,1M NaOH
C1 – concentração biftalato de potássio.
V1 –