Dimensionamento de um cruzamento prioritário
Faculdade de Ciências e Tecnologia
Universidade de Coimbra
Ano lectivo 2011-2012
Vias de Comunicação I Dimensionamento de um Cruzamento Prioritário
Realizado por:
Meyse de Barros Cravid d’Alva
Nº 2008117964
Índice
Introdução..................................................................................................pág.2
Concepção geométrica..............................................................................pág.2
Estimação de capacidades.........................................................................pág.3
Conclusão..................................................................................................pág.6
Introdução
No âmbito da cadeira de Vias de Comunicação I, foi-me proposta a análise da viabilidade de integração de uma solução geométrica que fosse capaz de responder aos débitos horários representados na figura 1 do enunciado.
Numa primeira fase, avaliou-se a solução do tipo rotunda em que a intersecção teve um bom funcionamento, não se tendo registado, portanto, a saturação das entradas. Neste trabalho, devo avaliar a adopção da solução do tipo cruzamento prioritário, que consiste numa intersecção de nível, caracterizada pela atribuição de diferentes níveis de prioridade a diferentes movimentos de tráfego, em que alguns movimentos direccionais são obrigados a ceder a prioridade de passagem a outros movimentos considerados prioritários, e verificar se a mesma é capaz de responder às exigências da procura, garantindo boas condições de circulação ao nível da capacidade e da fluidez.
Por fim, devo comparar os níveis de segurança e de capacidade desta solução com os da rotunda, obtidos no trabalho anterior.
Concepção geométrica
Como já foi dito acima, neste tipo de cruzamento, o tráfego da via secundária é sujeito a perda de prioridade, beneficiando, assim, os movimentos de atravessamento ao longo da via prioritária. No nosso caso, trata-se de um