Dificuldades e Disturbios de Aprendizagem
Dificuldade de aprendizagem é um tipo de desordem pela qual um indivíduo apresenta dificuldades em aprender efetivamente. A desordem afeta a capacidade do cérebro em receber e processar informação e pode tornar o aprendizado problemático, tão rápido quanto o de quem não é afetado por ela.
A aprendizagem é uma atividade individual, que se desenvolve dentro de um sistema único, e cada um aprende do seu modo com a sua capacidade.Para aprender é necessário estimulo, motivação e ambiente. Aprender é como o cérebro recebe, usa,armazena, repassa e expressa a informação.
Muitas crianças em fase escolar apresentam dificuldades em realizar certas tarefas, que podem surgir por motivos como: falta de interesse do aluno, inadequação metodológica, falta de afinidade com o professor, problemas familiares, ou déficit cognitivo. As dificuldades de aprendizagem estão relacionadas a desarranjos de ordem sócio-cultural, ou seja, o problema não está centrado só no aluno.
Já o distúrbio de aprendizagem é uma anormalidades no processo cognitivo, que derivam de algum tipo de disfunção do sistema nervoso central, relacionada a uma “falha” no processo de aquisição ou do desenvolvimento tendo, portanto, caráter funcional. São distúrbios do desenvolvimento no processo da aquisição. Na maioria dos casos, as funções afetadas incluem linguagem, habilidades visuoespaciais e/ou coordenação motora; diferente da dificuldade escolar que está relacionada especificamente a um problema de ordem e origem pedagógica.
O distúrbio de aprendizagem abrange distúrbios específicos como, por exemplo, dislexia, discalculia, disgrafia, distúrbio não verbal, hiperatividade, Instabilidade, etc.
Existem diversos referenciais que podem ser considerados como critérios para a diferenciação entre o normal e o patológico: Normalidade como saúde, Normalidade como Utopia, Normalidade como Média, Normalidade como Processo.
Proporcionar um ambiente favorável à