“Dificuldades e distúrbios de aprendizagem.”
Aprendizagem é a mudança do comportamento do indivíduo em função da experiência, é um processo de conquista de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes, que se dá através do estudo, do ensino ou da experiência, construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais.
Durante esse processo de aprendizagem, há indivíduos que aprendem com mais facilidade e outros não, algumas vezes, o fato de não aprender com facilidade, pode ser indicado por dois fatores, tais como: Dificuldades e/ou distúrbios na aprendizagem.
Porém há diferenças entre esses termos “dificuldades” e “distúrbios” de aprendizagem. O termo “dificuldades” pode ser usado para qualquer tipo de obstáculos encontrados pelos indivíduos no processo de ensino-aprendizagem, em alguns casos, os problemas não estão no aluno, mas sim ligados a ambientes que influenciam, tais como: Problemas como a desnutrição, ausência de motivação, conflitos familiares, baixa qualidade do sono, problemas na visão, problemas na audição, comprometimentos neurológicos entre outros.
Já o termo “Distúrbios” está relacionado há problemas em áreas específicas do cérebro, com característica de origem genética e/ou neurobiológica, Portanto, um distúrbio de aprendizagem está propriamente ligado á um problema ou a uma patologia. A criança nasce com uma falha de processamento. Isso não significa que elas deixam de aprender, mas sim, que as pessoas que possuem distúrbios de aprendizagem têm capacidade menor para realizar determinadas atividades e uma afinidade e facilidade maior para outras alguns exemplos de distúrbios são: Percepção Visual, Percepção Auditiva, Distúrbios de Memória, entre outras.
Seria justamente a disfunção neurológica uma característica para diferenciar uma criança com distúrbios de aprendizagem daquelas que apenas apresentam algumas dificuldades, ressaltando, que os distúrbios por estarem mais vinculados ao próprio indivíduo e estarem