Dificuldades metodológicas das ciências humanas
1 Ministros eficazes, assim como o apóstolo Paulo, reconhecem que ‘manejar corretamente a palavra da verdade’ envolve mais do que simplesmente citar trechos das Escrituras Sagradas. (2 Tim. 2:15) Precisamos também ser ‘persuasivos’ ao usar a Palavra de Deus quando ensinamos. Como podemos fazer isso? — Atos 28:23.
2 Deixe que a Palavra de Deus fale: Primeiro, dirija a atenção de seu ouvinte à Bíblia de um modo que o faça reconhecer a sabedoria divina contida nela. Demonstrar que confiamos na Palavra de Deus pode motivar nosso ouvinte a prestar detida atenção à leitura de um texto. (Heb. 4:12) Podemos simplesmente dizer: “Achei muito bom saber o que Deus pensa sobre esse assunto. Veja o que sua Palavra diz.” Sempre que possível, deixe que a Palavra de Deus fale, por ler textos diretamente na Bíblia.
3 Segundo, explique o texto. Muitas pessoas acham difícil entender um versículo bíblico na primeira vez que é lido. Quase sempre é preciso explicá-lo para mostrar sua importância. (Luc. 24:26, 27) Isole as expressões-chave. Por fazer uma pergunta, você poderá determinar se a pessoa entendeu claramente o ponto em questão. — Pro. 20:5; Atos 8:30.
4 Raciocine sobre os textos: Terceiro, esforce-se para tocar a mente e o coração de seu ouvinte. Ajude o morador a ver como o texto se aplica a ele. Raciocinar sobre os textos pode persuadir uma pessoa a mudar sua maneira de pensar. (Atos 17:2-4; 19:8) Por exemplo, depois de ler o Salmo 83:18 podemos raciocinar que, se desejamos ser amigos de alguém, precisamos saber o nome da pessoa. Daí talvez possamos perguntar: “Acha que saber o nome de Deus tornará suas orações mais significativas?” Fazer essa relação entre o texto e a vida do morador deixa claro seu valor prático. Ensinar a Palavra de Deus de modo persuasivo leva pessoas sinceras a adorar a Jeová, o Deus verdadeiro e vivente. — Jer.