Empresa beta
A empresa BETA S.A é uma empresa de pequeno porte, possui um sistema de gestão fechado, sendo suas decisões totalmente centralizadas.
Mantém 25 empregados e conta com um grupo fiel de clientes, que são amigos antigos do dono.
Sua tecnologia não evoluiu desde o surgimento da empresa. O Sr Marcos, que está à frente do negócio desde a sua formação, há 30 anos, considerava o investimento em tecnologia um gasto oneroso e desnecessário. Possuía uma característica de empresa familiar, chefiada por uma figura extremamente carismática e trabalhadora. O que mantinha a fidelidade dos empregados era o bom tratamento, e a garantia do emprego certo por toda a vida. O relacionamento interpessoal entre funcionários era qualificado como muito bom, e a maioria já estava na empresa a duas gerações. No entanto, existia insatisfação quanto ao horário e a consideração de que os salários estavam defasados, e ultimamente os reajustes estavam aquém da inflação. O Sr. Marcos, contudo, era respeitado e admirado pela forma como conduzia seu negócio e pela amizade que dedicava aos seus empregados.
2- ASPECTOS RELEVANTES
O SR. Marcos faleceu vítima de um enfarto. Não havendo interesse da família em assumir o negocio, os dois filhos decidiram profissionalizar a gestão da empresa BETA S.A.
O setor de fabricação de peças automotivas para tratores está em franca expansão.
A empresa possui fidelidade de clientes, de funcionários e proporciona estabilidade funcional. No entanto, a sua produtividade é considerada mediana. Falta estimulo a produção, os salários estão em defasagem, falta tecnologia e perspectiva de desenvolvimento, mantém um sistema obsoleto, e o empreendedorismo não faz parte da cultura organizacional.
3- DIAGNÓSTICO.
Pontos-chave: Reestruturação da tecnológica, reestruturação de pessoal, auditoria contábil e fiscal, treinamento e desenvolvimento do capital intelectual, implantação de uma nova cultura organizacional.
O