Modais de transporte
mmmkm
Modal hidroviário, quando comparado aos demais modais, apresenta diversas vantagens, sendo a principal delas o custo de transporte. Além disso, possibilita o escoamento de um volume alto de carga, menor investimento e manutenção de vias; porém, com tempo de percurso mais demorado. É uma boa opção para produtos com menos urgência no prazo de entrega, como por exemplo, granéis e minérios. | | Os comboios hidrovários propiciam o deslocamento de grandes volumes de carga com uma alta eficiência energética, consumindo menos combustível por unidade de carga transportada e uma menor emissão de gases causadores de efeito estufa. Além disso, o modal hidroviário contribui para a redução de veículos nas estradas, impactando positivamente na diminuição da poluição e no número de acidentes, já que acidentes com vitimas envolvendo veículos de carga são frequentes.
Com o modal hidroviário mais eficiente, é possível viabilizar o crescimento e o surgimento de parques agroindustriais em regiões hoje pouco exploradas. Diante da existência de demanda reprimida pelo uso do modal hidroviário, se fazem necessários investimentos em infraestrutura logística, e maiores recursos.
O transporte marítimo é o transporte aquático que utiliza como vias de passagem os mares abertos, para o transporte de mercadorias e de passageiros. O transporte marítimo pode englobar todo o tipo de cargas desde químicos, combustíveis, alimentos, areias, cereais, minérios a automóveis e por ai adiante. A carga chamada carga geral é transportada em caixas, paletes, barris, contentores etc. Um dos meios de empacotamento de carga mais utilizados e que mais contribuiu para o desenvolvimento do transporte marítimo desde a década de 1960 é o uso de contentores. Existentes em tamanhos padronizados permitem o transporte de carga de uma forma eficiente e segura, facilitando o transporte e arrumação da carga dentro dos navios.