dificuldades do professor no ensino aprendizagem matemático
Uma pesquisa publicada em abril de 2013 realizada pela ONG Todos Pela Educação, considerando os dados da Prova Brasil, avaliou a evolução em matemática dos estudantes do ensino fundamental da rede pública entre os anos de 2007 à 2010.
Constatou-se que no ano de 2007, o percentual de alunos do quinto ano com bom rendimento era de 22%. Já em 2011, no último ano do ensino fundamental, esse percentual havia caído para 12%.
Segundo a pesquisa, 88% deles não sabiam calcular porcentagens ou a área de uma figura plana ou mesmo ler informações em um gráfico de colunas e levam essa defasagem para os ensinos médio e superior.
Mas porque há então tantas dificuldades no ensino-aprendizagem da matemática, se esta é uma disciplina tão presente no cotidiano das pessoas? Será que a matemática é tão complexa assim? Quais serão os problemas enfrentados pelos professores ao ensinar matemática? Quais serão as dificuldades dos alunos? Ao longo do tempo o professor perdeu prestígio e respeito perante a sociedade, o que afetou a sua atuação dentro de sala de aula. Isso se deve ao fato de a profissão estar cada dia mais sendo desvalorizada, com salários e condições de trabalho cada vez mais precários.
Por essa razão o interesse pela profissão entre os jovens tem diminuído consideravelmente, ocasionando a falta de professores em diversos lugares, onde há muitas vezes, a integração de profissionais não capacitados ao corpo docente. Para entender a desvalorização do trabalho docente atual, é necessário refletir historicamente sobre como iniciou-se a feminização dessa profissão, pois inicialmente eram os homens que frequentavam em grande maioria o magistério.
Com