A importância dos materiais didáticos no ensino da matemática
Fabrícia Lopes Amaro – UFCG¹
Luciana Alves dos Santos – UFCG
Maria Lúcia da Silva Trajano – UFCG
Rubiane da Costa Farias – UFCG
Palavras chave
Materiais didáticos, matemática e escolas publicas.
1. Introdução
Após cursarmos a disciplina Metodologia do Ensino da Matemática I (UFCG), na qual aprendemos sobre materiais didáticos, vimos a importância desses no ensino de conteúdos matemáticos, pois, como afirma Nolaço (2009), esses materiais “despertam a curiosidade e estimulam a garotada a fazer perguntas, a descobrir semelhanças e diferenças, a criar hipóteses e chegar às próprias soluções – enfim, a se aventurar pelo mundo da Matemática de maneira leve e divertida”. Em outras palavras, quando os professores utilizam materiais didáticos no ensino de Matemática despertam o senso crítico nos alunos, pois os mesmos, motivados, tendem a questionar com a finalidade de obter respostas. Daí surgiu a curiosidade de sabermos se os professores de algumas escolas públicas de Campina Grande utilizam esses materiais como técnica de ensino.
O fato de Matemática ser uma disciplina considerada por muitos de difícil entendimento nos levou a pensar por que isso acontece. Será que isso ocorre porque os alunos não dão credibilidade à disciplina de Matemática? Ou será que o motivo é o método de ensino adotado pelos professores?
Sendo assim, este artigo tem como objetivo analisar a opinião de professores formados em Pedagogia que atuam na educação básica de escolas públicas quanto ao uso de materiais didáticos no ensino de Matemática.
2. Procedimentos Metodológicos
Nosso artigo teria como base uma pesquisa realizada com professores de duas escolas públicas situadas no bairro Alto Branco em Campina Grande – Paraíba, porém uma das escolas não autorizou a realização da mesma. Portanto, os dados da nossa pesquisa foram coletados apenas com seis professores formados em Pedagogia que