Dificuldades da implantação da gestão do conhecimento
Samuel Klein
Biografia de Samuel Klein
Polonês naturalizado brasileiro, de origem humilde, Samuel Klein nasceu em Lublin, o terceiro de nove irmãos, filho de carpinteiro de família judaica. Aos 19 anos foi preso pelos nazistas e mandado com o pai para o campo de concentração de Maidanek na Polônia. Sua mãe e cinco irmãos mais novos foram para o campo de extermínio de Treblinka, e Samuel nunca mais os viu. Ao lembrar-se destes tempos Samuel afirma que sua sorte foi ser jovem e forte por isso fez com que os nazistas os mandassem para um campo de trabalhos forçados, onde sobreviveu com suas habilidades de carpinteiro, ofício que havia aprendido com o pai.
Sua sorte começou a mudar em 1994, aproveitando-se de uma distração dos guardas, Samuel conseguiu fugir sumindo no mato a caminho da Alemanha, permanecendo na Polônia até acabar a guerra. Em seguida foi para Munique em busca do pai.
Na Alemanha fez de tudo para ganhar a vida vendendo produtos para as tropas aliadas, durante cinco anos, onde conseguiu juntar dinheiro e casou-se com uma jovem alemã.
Em 1951 decidiu aventurar-se para a America do Sul. Primeiramente foi para a Bolívia, mas ao deparar-se com o país em guerra, mudou seu rumo e chegou ao ano seguinte no Brasil com sua esposa e o filho de um ano de idade, onde depois de uma rápida passagem pelo Rio de Janeiro, foi para São Paulo, se instalando em São Caetano do Sul, na região do ABC paulista, trazendo na bagagem o sonho de prosperar em um país onde principalmente se podia viver em paz.
Começou a trabalhar vendendo roupa de cama, mesa e banho de porta em porta e hoje é proprietário das lojas Casas Bahia,são mais de 560 lojas e o maior centro de distribuição da América Latina, uma das maiores redes de varejo do país.
Casas Bahia
Com 59 anos de atuação no mercado nacional, a Casas Bahia possui 56 mil colaboradores, com mais de 560 filiais em 13 estados nas regiões sul, sudeste, nordeste, norte e centro oeste (SP, RJ,