Atps quimica
R: Nitrogênio (N2) (78.084%)
Aplicação: A mais importante aplicação comercial do nitrogénio é na obtenção do gás amoníaco.
Oxigênio (O2) (20.946%)
Aplicação: Aplicações industriais são na soldadura e na fabricação de aço e metanol, A medicina também usa o oxigênio administrando-o como suplemento em pacientes com dificuldades respiratórias.
Argônio (Ar) (0.9340%)
Aplicação: É empregado como gás de enchimento em lâmpadas incandescentes e na industria soldagem em arco elétrico.
Dióxido de carbono (CO2) (0.0380%)
Aplicação: é utilizado em bebidas (bebidas carbonatadas) para dar-lhes efervescência e também em incêndios para isolar o oxigênio.
Neônio (Ne) (0.001818%)
Aplicação: Èmpregado em lâmpadas fluorescentes.
Hélio (He) (0.000524%)
Aplicação: é utilizado em dirigíveis e balões com fins recreativos, publicitários, reconhecimento de terrenos, filmagens aéreas e para investigações das condições atmosféricas.
Metano (CH4) (0.000179%)
Aplicação: O Metano é usado como matéria prima para fabricar dióxido de carbono, etanol, cloreto de metila, diclorometano, amônia e acetileno.
Kriptônio (Kr) (0.000114%)
Aplicação: É usado, isolado ou misturado com néon e árgon em lâmpadas fluorescentes em sistemas de iluminação de aeroportos.
Hidrogênio (H2) (0.000055%)
Aplicação: A maior aplicação de H2 é para o processamento de combustíveis fósseis, e na produção de amoníaco.
Óxido Nitroso (N2O) (0.00003%)
Aplicação: O Óxido Nitroso tem sua maior aplicação na área médica. Administrado juntamente com o Oxigênio, possui efeito analgésico e sedativo.
Xenônio (Xe) (9×10−6%)
Aplicação: O uso principal e mais famoso deste gás é na fabricação de dispositivos emissores de luz, tais como lâmpadas bactericidas, tubos eletrônicos, lâmpadas estroboscópicas e flashes fotográficos, assim como em lâmpadas