Atps de quimica
O trabalho proposto foi promover uma discussão sobre a fabricação do alumínio, principais propriedades e sua importância para nossa sociedade. O alumínio por ser um metal usado nos diversos segmentos como indústria, domestico, farmacêutico, construção civil, elétrico entre outros, tornando-se interessante seu estudo. Durante esse trabalho foram assistidos vídeos, consultados livros e sites, ferramentas essas que nos proporcionou maior clareza na reflexão sobre o assunto abordado.
Etapa 1
Passo 3 - Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.
Passo4 - Escrever um texto justificativo (mínimo de 20 linhas e máximo de 30 linhas) sobre como o alumínio é encontrado na natureza, relacionando suas principais características com a produção de objetos para o dia a dia. Incluir nesse texto as respostas do passo 3 desta tarefa.
O metal conhecido por nós como alumínio é feito a partir da extração de um mineral chamado bauxita. A bauxita contêm cerca de 35% a 55% de oxido de alumínio e é encontrada em regiões tropicais e subtropicais por ação do intemperismo sobre aluminossilicatos. Depois de minerada, a bauxita é passada por muitas reações químicas para que seja extraída a alumina, no primeiro estágio da produção de alumínio: a alumina apresenta-se sob a forma de pó branco refinado, de aspecto semelhante ao do açúcar. Nessa fase, é utilizado o processo químico denominado Bayer. Nele, é dissolvida soda cáustica e, posteriormente, filtrada para separar todo o material sólido, concentrando-se o filtrado para a cristalização da alumina. Estes cristais são secos e calcinados a fim de eliminar a água. Então, a alumina é finalmente transformada em alumínio por meio de um processo de eletrólise.
O alumínio, de símbolo químico Al é um elemento químico