Gestão conhecimento
O ambiente competitivo das empresas sofreu profundas transformações nas últimas décadas, influenciado pela globalização e o advento de novas tecnologias de informação, em especial a Internet.
Neste novo cenário, o conhecimento se torna o principal meio de diferenciação e vantagem competitiva. "O conhecimento não é algo novo, pois dentro das organizações as pessoas sempre procuraram, usaram e valorizaram o conhecimento, pelo menos implicitamente. Novo é reconhecer o conhecimento como um ativo corporativo e entender a necessidade de geri-lo e cercá-lo do mesmo cuidado dedicado à obtenção de valor de outros ativos mais tangíveis" (Davenport & Prusak, 1998).
O conhecimento se tornou o fator de produção mais importante na economia da informação e sua gestão é necessária à sobrevivência das organizações modernas.
A gestão do conhecimento “é o processo pelo qual a organização gera riqueza, a partir do seu conhecimento ou capital intelectual” (Williams, 2002) e não trata apenas dos ativos de conhecimento, mas também dos processos que atuam sobre esses ativos. Estes processos incluem desenvolver, preservar, utilizar e compartilhar conhecimento". (Macintosh, 1997)
Conscientes de sua importância estratégica, as organizações buscam formas de implantação da Gestão do Conhecimento. Analisaremos neste texto as principais dificuldades existentes no processo de implantação de iniciativas de gestão do conhecimento em organizações de médio e grande porte.
Dificuldades existentes no processo de implantação de iniciativas de gestão do conhecimento em organizações de médio a grande porte
As características das organizações, como seu porte, influenciam diretamente nas dificuldades e desafios no processo de implantação de iniciativas de gestão de conhecimento. O número de colaboradores, a estrutura organizacional, a existência da Alta Direção, os paradigmas existentes, a cultura e clima organizacionais, e os indicadores de monitoração são aspectos