Balanceamento de equaçoes quimicas
Balanceamento de equações Balancear equações químicas nada mais é que verificar se o número de átomos de cada elemento é o mesmo em ambos os lados da equação.
Considerações para o balanceamento de equações:
1- Em uma reação química comum um átomo de certo elemento químico nunca se transforma em outro elemento químico.
2- As reações químicas são apenas rearranjos de átomos.
3- Balancear uma equação química é encontrar os coeficientes corretos para que o número de átomos de cada elemento nos reagentes seja igual ao número de átomos de cada elemento do produto.
Exemplo: C + O2 → CO2 Nessa equação há um carbono no reagente e um no produto.Também há dois oxigênios no reagente e dois no produto. Então diz que essa equação está balanceada.
Exemplo: H2 + O2 → H2O Nessa equação, há dois hidrogênios no reagente e dois hidrogênios no produto, porém há dois oxigênios no reagente e apenas um no produto. Então, deve-se balancear esta equação. Há alguns métodos para balancear uma equação química. O mais fácil e simples é o Método das Tentativas.
Para balancear, podemos colocar o número 2 na frente do H2 e o número 2 na frente da H2O, assim:
2 H2 + O2 → 2 H2O O número de átomos, por exemplo, deve ser mantido sempre. Para esse número damos o nome de índice. O número que poderá ser colocado na frente do átomo é o coeficiente, no caso, também 2.
Então temos agora 4 H no reagente e 4 H no produto. Também 2 O no reagente e 2 O no produto. A reação agora está balanceada.