Mer e der
Modelo baseado na percepção do mundo real, que consiste em um conjunto de objetos básicos chamados entidades e nos relacionamentos entre esses objetos. Tem o objetivo de facilitar o projeto de banco de dados, possibilitando especificar a estrutura lógica geral do banco de dados. [x] Para o desenvolvimento deste trabalho, a percepção do mundo real abordada é o estoque de uma farmácia. E baseado nos problemas informados por um funcionário da mesma, extraímos as entidades (representação abstrata do mundo real) e os relacionamentos (relação entre as mesmas). Os relacionamentos são descritos por verbos, pois descrevem ações que uma entidade exerce sobre a outra.
Como este modelo é desenvolvido por meio de diagramas, caso for necessário à demonstração deste, fica mais fácil a explicação para os usuários, sejam experientes ou não, pois vivenciam e utilizam diagramas habitualmente.
Para representar estes modelos, utiliza-se de formas geométricas, as quais estão descritas abaixo:
Retângulos: Representam conjuntos-entidade;
Losangos: Representam conjuntos-relacionamento;
Linhas: Ligam atributos a conjuntos-entidade e conjuntos-entidade a conjuntos-relacionamento.
Modelo de Entidade e Relacionamento do Estoque.
Diagrama Entidade Relacionamento
No contexto da análise estruturada, define os dados mantidos pelo sistema, isto é, os depósitos de dados do diagrama de fluxo de dados. [x]
Para o desenvolvimento da DER, além das representações já citadas anteriormente, tem-se ainda os atributos, que são características que identificam as entidades e são representados na forma geométrica de uma elipse e um substantivo que caracteriza a entidade.
Diagrama de Entidade e Relacionamento do Estoque.
Disponível em 23/05/2012 as