Dificuldade de aprendizagem e familia
Ana Paula Passos Pinheiro – RA: 9082075850
Joana D’Arc Sousa Costa – RA: 908203115
Orientadora: Ms. Glaucy Abdon Amadei
RESUMO: Vivemos um momento em que famílias bem como instituições parecem estar se perdendo com muita rapidez, em que o egoísmo, a violência e a mesquinhez estão banindo a bondade nas relações sociais. Os efeitos disso podem ser devastadores na vida de crianças e adolescentes em idade escolar.
Neste trabalho, buscaremos maiores compreensão sobre a relação entre dificuldade de aprendizagem e família, fatores estes que devem estar ligados e, sintonizados para obter-se um resultado satisfatório. Neste sentido, o presente artigo, busca refletir sobre a importância da família na vida da criança, para o desenvolvimento de seu aprendizado.
PALAVRAS CHAVES: Família, criança, aprendizagem e dificuldades.
INTRODUÇÃO: O objetivo desse artigo é fornecer uma reflexão sobre a relação entre dificuldade de aprendizagem e o ambiente familiar, uma variável de importância. Não se esgotando o tema, mas apontando aspectos relevantes ao mesmo.
Busca-se que os pais compreendam as dificuldades e as potencialidades dos filhos, auxiliem na reabilitação das deficiências cognitivas destes e percebam as necessidades orgânicas, afetivas e de socialização da criança. Em relação à criança, espera-se que ela tenha seus comprometimentos diminuídos, aumente a utilização de recursos auxiliares às suas dificuldades, melhore a sua auto-estima bem como sua competência social. O fracasso escolar é um termo para os estudantes com distúrbios de aprendizagem, conseqüentemente, crianças e adolescentes com esses distúrbios podem se tornar particularmente vulneráveis a problemas emocionais e mau ajustamento escolar, é importante compreender estas dificuldades de maneira a diminuir o impacto na vida do indivíduo. As crianças com dificuldades de aprendizagem não são crianças incapazes, apenas apresentam alguma