Esconde- esconde
O que o aluno poderá aprender com esta aula
As crianças na faixa etária de dois a três anos aprenderão a trabalhar a memória, a antecipação, as percepções visual e auditiva, o princípio de distinção do “eu” e do “não eu”.
Duração das atividades
A atividade será desenvolvida em três dias consecutivos, sendo no início da manhã e no início da tarde, quando a escola atender em dois turnos distintos, e no início da manhã, quando a escola atender em período integral. Terá a duração de quarenta minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Por se tratar de uma atividade de inserção, não há conhecimentos prévios. Contamos apenas com a bagagem das crianças e de suas famílias. Professor, esse é um exemplo de aula que demonstra o momento de acolhimento das crianças e suas famílias à escola, no início do ano letivo e no decorrer dele. No contato diário entre o professor, as crianças e famílias, vão sendo tecidas novas relações, estabelecendo-se os vínculos. A presença da mãe ou de outra figura familiar, se possível, neste período é importante, dado o vínculo afetivo da criança com este adulto. Ele exerce o papel de mediador entre a criança e o novo ambiente, sendo o elo no estabelecimento de novos relacionamentos com o professor e com as outras crianças.
Estratégias e recursos da aula
Inserindo as crianças no grupo e na Escola através da ludicidade: Escondeu, achou.
Tem como objetivos:
- Estimular a memória (princípio de distinção do “eu” e o “não eu”);
- Estimular a percepção visual;
- Estimular a percepção auditiva; e
- Brincar do jogo do escondido-mostrado.
1º momento: 1º dia – Recepcione as crianças e as famílias na sala de aula no início do período. Para realizar esta atividade, coloque as crianças e as famílias em um espaço aconchegante (sobre colchonetes ou almofadas, por exemplo) e distribua pedaços de panos transparentes, como tule ou seda, para as famílias. Conduza a brincadeira de mostrar o rosto e