Lei de taliao
Por outro lado, convém não se esquecer também de que Jesus condenou essa prática de maneira enfática em várias oportunidades. Veja, como exemplo, o texto abaixo.
‘Vocês ouviram que foi dito aos antigos: Olho por olho, dente por dente. Eu, porém, digo: não resistam ao perverso, mas a qualquer que o ferir na face direita, volte-lhe também a outra. E ao que quer demandar com você e tirar-lhe a túnica, deixe-lhe também a capa. Se alguém o obrigar a andar uma milha, vá com ele duas.’ (Mateus 5:21-41.
Antes da abordagem principal, faço uma pergunta. Quem você acha que disse 'aos antigos' isso que está acima?
Segundo o relato bíblico, especialmente dos livros já mencionados, Jeová deu, através de Moisés, as tábuas da Lei com os dez mandamentos e, posteriormente, uma verdadeira legislação para o povo. É aí que é mencionada várias vezes a ‘Lei de talião’.
Pesquisando sobre o assunto, descobri que ela já tinha sido usada por outro povo, bem antes da época em que Jeová deu a lei ao povo que caminhava pelo deserto.
Veja as datas a seguir: Moisés viveu entre o 14° e o 13° século antes de Cristo. Já Ahmose, faraó do Egito da época em que José, do povo hebreu, estava em evidência naquele país, viveu entre de 1570 a 1546 a.C.