Fichamento sobre o livro psicologia da aprendizagem
RESUMO
Este trabalho apresenta um estudo sobre as dificuldades de aprendizagem, com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre estas dificuldades de aprendizagem na fase de alfabetização, apresentando algumas definições de aprendizagem, relacionando- as às causas do fracasso escolar. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica contendo a concepção de diferentes educadores sobre o tema e o objeto de estudo. Apresenta-se a psicopedagogia como importante fator na intervenção pedagógica e como mediadora na relação entre os diversos atores envolvidos no processo de ensino e aprendizagem.
METODOLOGIA
Para a realização desta pesquisa usou-se o método bibliográfico, que segundo Marconi e Lakatos e (2010, p. 66) é o método que consta do “levantamento, seleção e documentação de toda bibliografia já publicada sobre o assunto que está sendo pesquisado”. Assim sendo, estabeleceram-se comparações entre os pensamentos de diferentes autores, como: Ferreiro (1999), Fonseca (1995), Morais (1997), Fernández, Alicia (1991) dentre outros, além de artigos impressos e documentos extraídos da internet. Para responder, da melhor forma possível, o problema investigado alguns passos para a realização da pesquisa foram observados tais como: o reconhecimento das obras utilizadas; reunião destas; exame e interpretação do tema e por último a redação do texto. Deste modo, foi citado, neste trabalho científico, o pensamento de diferentes autores que já escreveram sobre o tema exposto.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 7 CAPÍTULO I 9 DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO 9 1.1 Dificuldades de aprendizagem: conceituação do termo 9 1.2 Os transtornos específicos de aprendizagem 11 1.3 Classificação e análise dos fatores ligados às dificuldades de aprendizagem 17 CAPÍTULO 2 19 A ALFABETIZAÇÃO 19 2.1 Pressupostos conceituais e gerais sobre a alfabetização