Plano de Trabalho - Projeto de Pesquisa - Vigotski
Tonycássio Almeida Santos
ORIENTADOR (A):
Profª. Drª. Sônia Margarida Gomes Sousa
TÍTULO DO PROJETO DE PESQUISA DO ORIENTADOR CADASTRADO NO SIGEP/CP/PROPE:
As idades da vida e a afetividade na obra de Vigotski e sua apropriação pela pós- graduação em Psicologia
ESTRUTURA DO PLANO DE TRABALHO DO ALUNO
TÍTULO: Sobre as idades da vida e a afetividade: uma análise da obra “Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem” de L. S. Vigotski
Este plano de trabalho é parte integrante do primeiro momento de uma pesquisa que busca, inicialmente, aprofundar-se na teoria Sócio Histórica de Lev Semenovich Vigotski, de modo a mapear, analisar e sistematizar as idades da vida (infância, adolescência, juventude, idade adulta e velhice) agregando a categoria afetividade. Pretende também, apreender como estas categorias têm sido abordadas nas produções acadêmicas dos programas brasileiros de pós-graduação stricto sensu em psicologia no período de 2011 a 2015.
As teorias de Vigotski foram escritas no século XX, contudo, suas reflexões, perpetuam-se pertinentes nos dias atuais, dão suporte e incitam à compreensão e análise da complexidade humana. Sawaia (2009) reitera que existe um movimento constante de expansão e disseminação das ideias vigotskianas. Isto pode ser constatado devido ao aumento das publicações sobre Vigotski e por traduções, cada vez mais recorrentes, de sua obra para outros idiomas.
É possível perceber que o principal foco do trabalho de Vigotski objetivava conhecer, compreender e desnudar os processos de transformação do desenvolvimento humano considerando suas dimensões filogenética, histórico-social e ontogenética. Alicerçado nos pressupostos do método dialético, a fim de identificar mudanças qualitativas que constituem o desenvolvimento humano e sua relação com o contexto social (REGO, 2001).
Para Oliveira (1997), Vigotski foi o primeiro psicólogo moderno a considerar os mecanismos pelos quais o contexto social torna-se