Fichamento Pernsamento e Liguagem Nanda
708 palavras
3 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DA BAHIACURSO DE PSICOLOGIA
PSICOLOGIA DO PENSAMENTO E LINGUAGEM
Fichamento
Pensamento e Linguagem
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934)
Edição
Ridendo Castigat Mores
Salvador
2015
Noelynanda Paixão Apóstolo
Eliane da Fé
Leonardo
Gustavo
Fichamento
Pensamento e Linguagem
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934)
Edição
Ridendo Castigat Mores
Atividade realizada para a disciplina Pensamento e Linguagem, pelo Centro Universitário Estácio da Bahia, como requisito de avaliação da disciplina, sob orientação do Profº Robson.
Este livro nos remete ao estudo de um dos mais complexos problemas da psicologia, visando fazer uma rápida reflexão sobre um tema de fundamental importância, sendo ele, pensamento e linguagem. O pensamento e a linguagem estão diretamente relacionados, pois ambas agem em um processo condicionado, estando ligados, uma vez que a linguagem necessita do pensamento para ser efetuada. A relação entre o sujeito e a realidade se faz sempre mediada pelo outro. É através da linguagem, por meio desta e, da interação, que se adquire um conhecimento nas relações interpessoais.
O livro de Vygotsky é um estudo sobre a inter-relação entre pensamento e linguagem. O autor analisa e revisa os dados pertinentes na literatura psicológica, assim como submete as teorias mais importantes, como as de Piaget e Stern, de pensamento e linguagem a uma análise crítica.
No capitulo estudado, o trabalho dos autores destacou o entrelaçamento entre o pensamento (capacidades mentais), cognição, a linguagem e sua importância para o conhecimento destes para a psicologia. Desta forma, citarei quais são os principais conceitos de cada item discutido e sinalizarei de maneira geral, a sua importância para a psicologia. A cognição se refere aos processos pelos quais adquirimos e usamos o conhecimento i.e., as informações apresentadas pelo ambiente. Contudo, a cognição está