relação da familia com as dificuldades de aprendizagem
GRADUAÇÃO NO CURSO DE PEDAGOGIA
SABRINA SILVA DE SOUSA
A relação da família com AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
COCAL – PI
2014
Introdução
Todos passamos, desde que nascemos, por processos de aprendizagem, e da mesma forma, todos nós, em algum momento, passamos por algum tipo de dificuldade. Antigamente atribuía-se às crianças toda a responsabilidade pelo seu fracasso na escola, sem levar em conta o que o lar e a vida familiar podem proporcionar, através do seu ambiente físico e social,e que sem isso a criança não tem condições necessárias para se desenvolver completamente.
Distúrbio de aprendizagem
Têm-se como distúrbio de aprendizagem qualquer dificuldade observável enfrentada pela criança para acompanhar o ritmo de aprendizagem de seus colegas de mesma faixa etária, seja qual for o fator determinante desse atraso. Um indivíduo com dificuldades de aprendizagem não apresenta necessariamente baixo ou alto QI: significa apenas que ele está trabalhando abaixo da sua capacidade devido a um fator com dificuldade, em áreas como por exemplo o processamento visual ou auditivo. As dificuldades de aprendizagem normalmente são identificadas na fase de escolarização, por profissionais como psicólogos, através de avaliações específicas de inteligência, conteúdos e processos de aprendizagem.
Em tempo, ainda pode se ressaltar que as chamadas dificuldades de aprendizagens surgem devidas na maioria das vezes por situações sociais, ou seja, o meio em que convive, estes distúrbios podem ter causas físicas, neurológicas, emocionais, intelectuais ou cognitivas, socioeconômicas, e os estudiosos do tema são unânimes em considerar a família como determinante nos resultados da aprendizagem.
Terminologia e classificação
São empregados vários termos para descrever dificuldades de aprendizagem em particular. Um indivíduo pode