diferenças individuais e atenção a diversidade na aprendizagem escolar
Centro de Filosofia e Ciências Humanas
Faculdade de Educação
Licenciatura em Pedagogia
Psicologia da Aprendizagem e Educação II
“ DIFERENÇAS INDIVIDUAIS E ATENÇÃO Á DIVERSIDADE NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.”
Tatiana Corrêa DRE 112224784
Jussara Figueiredo DRE 112208047
Thamires Siqueira DRE 112213377
Vitor Ferreira
Rio de Janeiro, Julho de 2013.
Diferenças e Preconceito na Escola
Os deficientes físicos já, por terem tal anormalidade em sua constituição, se veem em situação prejudicada. A presença do preconceito na escola em relação a esses deficientes só faz aumentar sua deficiência, sua situação de desvantagem e seu sentimento de incapacidade.
Acho que não é nem uma situação de preconceito somente, mas um despreparo para lidar com o novo, com o diferente, o incomum, porém isso, apesar de incomum, as crianças devem compreender que situações de deficiência são normais, infelizmente, ocorrem e devem ser vistas não com repulsa.
Do despreparo das crianças para lidar com o deficiente, nasce o preconceito propriamente dito. Esse preconceito pode ser crucial na vida do deficiente, uma vez que tanta incompreensão e preconceito podem gerar outra deficiência: a cognitiva. O deficiente diante de tantos preconceitos pode se sentir incompetente, anormal e incapaz, limitando toda sua atuação na escola, prejudicando-o também psicologicamente.
A partir de mudanças tecnológicas, a constituição da rede digital e o desdobramento dos seus usos, televisão, cinema, imprensa escrita, informática e telecomunicações veriam suas fronteiras se dissolverem quase que totalmente, em proveito da circulação, da mestiçagem, e da metamorfose das interfaces em um mesmo território cosmopolita. Tendo em vista que a diversidade cultural, que sempre existiu, se torna mais evidente na sociedade atual, faz-se necessário que a escola esteja atenta à proposta de trabalhar com um tema tão complexo, o multiculturalismo.
A sociedade globalizada é, por sua