trabalho do 3 semestre
PEDAGOGIA
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
Fortaleza
2015
trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL
EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE
Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Educação e Tecnologias; Educação Inclusiva e Libras; Pedagogia em espaços escolares e não escolares; Educação, Cidadania e Diversidade: relações étnico-raciais; Seminário Interdisciplinar III.
Profs. Cyntia Simioni França; Marlizete B. Steinle; Sandra M. Vedoato; Vilze Vidotte Costa; Fábio Luiz da Silva; Sandra Regina dos Reis; Taíse Nishikawa.
Tutora eletrônica:Gisele Vidotti Nobrega
Tutor(a) de sala:
Fortaleza
2015
INTRODUÇÃO
A educação no Brasil está em fase de transformação, a política de inclusão, na rede de ensino regular, busca uma educação para além do seu aspecto institucional. A inclusão se traduz pela capacidade da escola em dar respostas eficazes à diferença de aprendizagem dos alunos, considerando o desenvolvimento dos mesmos como prioritário. A prática da inclusão implica no reconhencimento das diferenças e na concepção de que a aprendizagem é construida em cooperação, sempre visando o desenvolvimento humano.
As crianças com necessidades educativas especias devem ser incluidas no ensino regular, mas para isto o sistema precisa ser revisto, de modo a atender as demandas individuais de todos.
Do ponto de vista pedagógico esta integração assume a vantagem de existir interação entre as crianças, procurando um desenvolvimento conjunto com igualdade de oportunidades para todos, respeitando a diversidade humana e cultural.
Refletir sobre a escola e a diversidade cultural significa reconhecer as diferenças, respeitá-las, aceitá-las e colocá-las na pauta das nossas reivindicações.As escolas estão estruturadas para trabalhar com a homogeneidade e nunca com a diversidade.