TCC Inclus o e diversidade escolar Renata Lopes O
Renata Lopes de Oliveira Peixoto1
RESUMO
A inclusão e a diversidade escolar devem ser vistas como um processo continuo dentro das escolas pois são fundamentais se queremos uma escola de qualidade onde todos se respeitam e são respeitados. Num espaço escolar, diversas pessoas trazem suas contribuições históricas e culturais trocando suas experiências e suas diferenças. Utilizar esse espaço como um ambiente de reflexão e compreensão das relações entre os diferentes é uma das dificuldades enfrentadas pelas instituições escolares. A inclusão é um direito de toda criança sendo que está deve ser realizada com qualidade por todos os envolvidos. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a escola enquanto um espaço permeado pela diversidade cultural e assim conseguir desenvolver uma prática pedagógica visando entender e atender as diferentes necessidades a partir de uma perspectiva intercultural.
Palavras-chave: Aluno, Professor, Inclusão, Diversidade.
Introdução
A Educação Inclusiva vem crescendo e está baseada no pressuposto de que toda criança tem direito à educação de qualidade, portanto as instituições de educação precisam mudar e se adaptarem para responder às necessidades dos educandos.
Sendo assim, escolhemos o tema “Inclusão e diversidade escolar”, dando enfoque na importância do professor no processo inclusivo, pois é ele que estará em contato direto com as crianças a serem inclusas. Uma proposta de Educação Inclusiva propõe igualdade de tratamento a todos, sendo um desafio para todos envolvidos nesse processo.
As escolas precisam reconhecer e celebrar a diversidade de alunos e suas diferenças individuais, oportunizando assim uma aprendizagem significativa a todas as crianças.
Para que isso aconteça requer um desafio grande para os professores, que é primeiramente reconhecer que já não existem mais salas de aula homogêneas, onde todos os alunos são iguais e aprendem da mesma maneira e sim precisa de um ensino