Diferenças de leitor sujeito e leitor objeto
Conforme visto nos materiais para estudo, verificou-se o conceito de leitor sujeito como:
O Leitor Sujeito é aquele que adota uma postura crítica e interativa com o texto e seu autor, com humildade e disciplina, compreendendo a mensagem, e, ao mesmo tempo, verificando se ela apresenta de forma coerente e coesa a realidade.
E adota uma postura avaliativa de tudo aquilo o que lê, julgando sempre a compatibilidade da expressão com a realidade apresentada pela fonte, já que, em muitas situações, julgamos de forma equivocada uma mensagem por não compreendermos a temática abordada.
E como principal característica acima de tudo o leitor sujeito deve ser curioso, buscar sempre novos conhecimentos e não se contentar apenas com as idéias do autor, e sim procurar fazer com que a leitura agregue valor a suas convicções , suas conclusões e considerações finais no assunto e que se procura o conhecimento.
No entanto o Leitor Objeto é totalmente o inverso do Leitor Sujeito, é conceituado no material sendo como:
É aquele que adota uma postura que não é comprometida com a construção do conhecimento, já que em seu processo de captação das informações demonstra a falta de compromisso com o ato de aprender. É um leitor que apreende o teor do texto que lê, de forma magnetizada, sem estar preocupado com a real mensagem nele contida. Além disso, não desperta o interesse pela compreensão, mas sim, pela eficiência no modo como armazenar as informações, já que somente as reproduzirá, quando necessário, tornando-se um arquivo de qualidade duvidosa, repetindo da mesma forma que captou, tudo o que absorveu.
Ou seja, não possui instinto investigativo e crítico, a conclusão final sobre o Leitor objeto é aquele que lê armazena e apenas reproduz o assunto abordado, não gera nenhuma opinião em relação ao