A história da contabilidade
É a ciência que estuda e pratica, controla e interpreta os fatos ocorridos no patrimônio das entidades, mediante do registro, a demonstração expositiva e a revelação desses fatos, com o fim de oferecer informações sobre a composição do patrimônio, suas variações e o resultado econômicas decorrente da gestão de riquezas econômicas.
A contabilidade permite o controle da movimentação do patrimônio das empresas. O Patrimônio de uma empresa é movimentado em função dos acontecimentos diários, tais como compra, vendas, pagamentos, recebimentos etc.
Registrando esses acontecimentos, a contabilidade terá condições de fornecer informações sobre a situação do patrimônio, sempre que solicitado.
A História da Contabilidade
A Contabilidade na idade Antiga
A história da contabilidade é tão antiga quanto à própria história da civilização. Os primeiros vestígios de atividade contábil situam-se por volta de 8000 a.C em Uruk, cidade da antiga Mesopotâmia, no território atual do Iraque. Esse primeiro registro contábil constitui-se em ficha de barro, guardadas em receptáculos de barro que eram utilizadas na contagem do patrimônio. Por exemplo, uma ficha de barro poderia representar um boi. Se esse boi fosse transferido para outra pastagem ou fosse emprestado, a sua ficha seria igualmente transferida para outro receptáculo de barro, registrado dessa forma o evento ocorrido e auxiliado o controle do patrimônio por parte do proprietário, dessa forma ele controlariam o seu patrimônio, assim também estariam registrando as suas atividades.
Após a criação das fichas de barros para controle da contabilidade foi criada a tábuas com escritos cuneiformes, para a contabilização de pão, cerveja, materiais e trabalho escravo, em Uruk e em Ur, também na Suméria.
O Antigo Egito também contribuiu com grandes avanços na Ciência Contábil, principalmente devido á necessidade do governo de organizar a arrecadação de impostos. Os antigos egípcios