Dieta de dukan
PROTAL II: É a fase de alternância, permite atingir sem interrupção e sem pausas o peso escolhido. Além das proteínas você também poderá comer verduras e legumes. Porém terá que alternar dias de “Proteína Pura” com dias de “Proteínas + Vegetais”. No livro ele cita varias formas de seguir essa alternância (5/2, 5/5, 1/1). Os vegetais desaceleram um pouco o ritmo de emagrecimento, mas tem vitaminas essências a saúde.
PROTAL III: É a fase de consolidação do peso, serve para prevenir o fenômeno de recaída que ocorre sempre que há uma perda rápida do peso. Para cada 1 kg perdido nas fases anteriores, é necessário fazer 10 dias dessa fase, ou seja se perdeu 10 kg, seguirá por 100 dias. Além das proteínas e vegetais, são liberadas frutas, massas integrais, féculas, entre outros. Com direito a 2 “refeições de gala” por semana, que podem ser qualquer coisa, desde que não repita a refeição e não sejam em dias seguidos.
PROTAL IV: A fase de estabilização definitiva, que deve ser seguida por toda a vida. É necessária para a manutenção do corpo como desejado sem recuperar o que se perdeu. Toda quinta-feira, durante toda a vida, deve-se seguir a dieta da proteína pura (de forma mais rígida, explicada no livro) para ter liberdade total e sem culpa nos outros 6 dias da semana. Outra regra é 3 colheres de farelo de aveia por dia, também por toda a