didática
Através de tal pesquisa ficamos a par de qual das tendências a professora utiliza em suas aulas e como ela utiliza.
TENDÊNCIA PEDAGOGICA LIBERAL
As Tendências Pedagógicas Liberais são chamadas assim por serem ligadas ao principio liberal clássico ( corrente da economia do século XVIII e predominante no século XIX e XX, esta corrente representa as aspirações da burguesia de gerenciar seus próprios negócios, sem a interação do estado).
Segundo Pimenta (1990), esta doutrina estimula a liberdade e as diferenças individuais na sociedade, estabelecendo uma forma de organização baseada na propriedade privada dos meios de produção.
TENDÊNCIA PEDAGÓGICA LIBERAL TRADICIONAL
É a mais antiga de todas elas, praticada pelos colégios de ordens religiosas dos séculos XVI e XVII, seu modelo não se baseia nos interesses do educando, mas buscam condenar seus impulsos naturais, a fim de inculcar-lhe valores morais.
TENDÊNCIA LIBERAL TECNICISTA
A tendência aparece nos Estados Unidos que passam a influenciar os países latino-americanos, é uma escola que foi montando a partir do modelo empresarial para atender as exigências da sociedade industrial e tecnológica.
RESULTADOS
A professora entrevistada Elídia Curintima Baleiro é formada em Letras e atualmente leciona na Escola Santa Tereza para alunos do 8 e 9 ano, ela utiliza vários tipos de metodologia para ministrar suas aulas, tais como livros de versos, slide, textos.
A Tendência Pedagógica utilizada pela professora em sala de aula é a Tendência Liberal. Suas avaliações são feitas através de atividades individuais e em grupos e leituras.
CONCLUSÃO
A pesquisa por nós realizada despertou-nos ainda mais o interesse pela prática docente.
Além disso, nos abriu um leque de curiosidades