Obesidade
A obesidade é frequentemente definida como uma acumulação anormal e excessiva de massa gorda no tecido adiposo corporal
Segundo o ACMS. Obesidade define-se como a quantidade percentual de gordura corporal acima da qual o risco de doença aumenta. (citado in, Actividade Fisica e Medicina Moderna, Themudo Barata e colaboradores, 1997).
Têm surgido ao longos dos tempos vários critérios para elaborar tabelas de pesos recomendáveis, a maior parte delas baseando-se na idade, altura e sexo.
Assim segundo Themudo Barata, surgiram as Equações de Broca, de Perrault, de Butheault, de Lorentz e o Índice de Massa Corporal (IMC).
Segundo a Organização Mundial de Saúde considerou a Obesidade como uma Doença e decidiu indicar o seu grau de severidade segundo o Índice de Massa Corporal (IMC) (citado in, http://gordoabsolvido.com.br/obesidade.html). Ou seja, actualmente o IMC é a equação mais utilizada para determinar e diagnosticar o excesso de peso ou avaliar o peso corporal. A sua formula é definida pela seguinte equação matemática:
Peso (em Kg)
Índice de Massa Corporal = Altura (em m 2 )
Basta saber qual o peso do indivíduo em Kg (por exemplo: 85Kg) e a sua altura em metros (por exemplo: 1, 62m). O primeiro passo é multiplicar a altura por ela mesma (1,62 * 1,62 = 2,624). Depois, dividimos o peso pelo resultado da multiplicação da altura, ou seja, (85 / 2,624 = 32,4 Kg/m2 ). O resultado (32,4 Kg/m2 )é então o Índice de Massa Corporal, do indivíduo em questão.
Assim este índice IMC, define o grau de severidade da obesidade consoante o seu valor, ou seja, quanto mais alto for o IMC, maior é o grau e risco de complicações da obesidade.
Os graus de severidade da obesidade, segundo o IMC são classificados da seguinte forma:
IMC
Classificação
Risco de Comorbilidade
= 40
Obesidade de Classe 3
Muito Grave
Tabela I.