Didática é a arte de ensinar
Didática
Didática é a arte de ensinar! Não só isso mais a arte ou instrumento de utilização docente para junto com a escola e proposta pedagógica seguindo politicas educacionais, proporciona ao educando e a comunidade um processo de ensino-aprendizagem efetivo. Então didática não se restringe apenas há técnicas prontas de ensino, mas a um conjunto de metodologias e práticas educacionais que deve proporciona ao educando maior possibilidade de aprendizado e não apenas aquisição de conhecimento. A didática esta em constante evolução acompanhando e transformando o processo de ensino-aprendizagem de modo critico a praticas educativas vigentes no momento, buscando o aprimoramento da educação e garantindo de forma organizada, eficiente e qualificada todo o processo de ensino-aprendizagem. Os Primórdios da Didática-Comenius e Rousseau:
Comenius assenta suas ideias e obras no argumento de que Didática é a “Arte universal de Ensinar tudo a Todos”, defendia que a educação deveria ser democrática, disseminada para homens e mulheres, pobres e ricos, o que aquela época e era impensável e por isso enfrentou e oposição dos educadores conservadores que tinham seus métodos educacionais assentados no teocentrismo. Comenius acredita que o processo se tornaria mais rápido e eficaz se fosse iniciado na primeira infância usando a língua mãe, acreditava que a educação era o único caminho pra humanizar o homem.
Rousseau defende que não se deve educar crianças como se fossem adultos em miniatura, para ele a criança tem características próprias de sua idade e portanto deve-se respeita tais diferenças em relação aos adultos, por tanto não se deveria educar lhes com o mesmo rigor dos adultos.