Conceito de Didactica
Delegação de Quelimane
Departamento de Ciências de Linguagem, Comunicação e Artes
Licenciatura em Ensino de Português com Habilitação em Ensino de Inglês
Cadeira de Didáctica Geral, 1º Ano Discente: Docente:
Cristino Carlos Naricha dr. Fulgêncio Manhique
Conceito de Didáctica
Tomemos como base as contribuições de dois autores sobre o conceito da didáctica:
Para Nérici (1983) “Didática é o estudo do conjunto de recursos técnicos que tem em mira dirigir a aprendizagem do educando, tendo em vista levá-lo a atingir um estado de maturidade que lhe permitia encontrar-se com a realidade, de maneira consciente, eficiente e responsável, para nela atuar como um cidadão participante e responsável.”
E ainda na mesma linhagem, Libâneo (2009), sustenta que a didática é o principal ramo de estudos da Pedagogia que trata da teoria geral do ensino e das metodologias específicas, investiga os fundamentos, condições e modos de realização da instrução e do ensino.
Com base nos conceitos acima, leva-nos a concordar com Santos (2003) que entende a didáctica como sendo modo crítico de desenvolver uma prática educativa, forjadora de um projeto histórico, que não se fará tão somente pelo educador, mas pelo educador, conjuntamente, com o educando e outros membros dos diversos setores da sociedade.
A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objectivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objectivos.
Segundo Piletti (1991: 42), a didática é uma disciplina que tem como objetivo específico a técnica do ensino (direcção técnica da aprendizagem). A didática, com base nesse objectivo, estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais. Pode, assim, ser definida como “a técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a