1 Conceito didática
CURSO: EDUCAÇÃO FÍSICA 3º período noturno
PROF: ROBERTO SPARENBERG
DIDÁTICA
Introdução Durante muito tempo acreditou-se que a eficiência do ensino dependia exclusivamente do domínio do conteúdo a ser transmitido. Conseqüentemente, para ser um bom professor bastava ter um conhecimento profundo acerca do que deveria ser ensinado, embora, as experiências práticas vêm comprovar que apenas esse conhecimento específico não é suficiente. Nesse contexto surgem as preocupações com relação à formação didática do educador, pois inúmeras são as queixas que se resumem no seguinte relato: “Aquele professor sabe muito, mas não sabe ensinar. Ele não consegue passar o conhecimento que tem.”
Contudo o termo já era usado há muito tempo. Desde a Grécia Antiga ela se fazia presente e com significação muito semelhante à atual. Mesmo antes de a Didática se tornar uma disciplina do campo da Pedagogia, sua ação e aplicação já eram pensadas. Somente no século XVII é que ela aparece enquanto um campo de estudo. A nova disciplina traz consigo a esperança de uma reforma na Humanidade, pois ela deveria ter a intenção de orientar os educadores e a estes caberia a formação das novas gerações.
DIDÁTICA
Difundiu-se com o aparecimento da obra de Jan Amos Comenius ( 1592 – 1670 ), Didactica Magna, ou tratado da arte universal de ensinar tudo a todos, publicada em 1657.
É uma ciência cujo objetivo fundamental é ocupar-se das estratégias de ensino, das questões práticas relativas à metodologia e das estratégias de aprendizagem.
Notamos, portanto, uma estreita relação dos termos: Didática e Ensino. Sendo que o campo da Didática relaciona-se à forma em que um determinado conteúdo vai ser transmitido, ou seja, preocupa-se em deixar a ação do professor mais consciente e eficaz, e não visa o estudo do conteúdo