Brasil sem miseria
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
KROTON-IUNI
Políticas setoriais
8º Semestre
Plano Brasil Sem Miséria:
Município de Cuiabá-MT
Discente: Maria Ester Sales
Docente: Arlete Ventura
Cuiabá, 2015/2
INTRODUÇÃO
Este estudo tem a pretensão de levar a informação sobre o Plano Brasil Sem Miséria, no município de Cuiabá-MT. Assim como os programas e projetos que estão incluídos dentro do Plano e apresentar as estimativas de famílias atendidas no município, e essas informações foram extraídas do site do próprio Plano Brasil Sem Miséria, desenvolvido pelo Governo Federal pelo Ministério de Desenvolvimento Social (MDS) para dar mais transparência a sociedade civil.
PLANO BRASIL SEM MISÉRIA
Em 2 de junho de 2011, o Governo Federal lançou, por meio do Decreto nº 7.492, o Plano Brasil Sem Miséria (BSM) com o objetivo de superar a extrema pobreza até o final de 2014.
O Plano se organiza em três eixos: um de garantia de renda, para alívio imediato da situação de extrema pobreza; outro de acesso a serviços públicos, para melhorar as condições de educação, saúde e cidadania das famílias; e um terceiro de inclusão produtiva, para aumentar as capacidades e as oportunidades de trabalho e geração de renda entre as famílias mais pobres do campo e das cidades.
Embora a renda seja uma variável fundamental nessa discussão, sabemos que a extrema pobreza se manifesta de múltiplas formas. Além da insuficiência de renda, insegurança alimentar e nutricional, baixa escolaridade, pouca qualificação profissional, fragilidade de inserção no mundo do trabalho, acesso precário à água, à energia elétrica, à saúde e à moradia são algumas delas. Superar a extrema pobreza requer, portanto, a ação intersetorial do Estado.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o BSM envolve 22 ministérios em sua gestão, além de contar com a parceria de estados e municípios, bancos públicos e o apoio do setor privado e terceiro setor.