Brasil sem miseria
Plano Brasil Sem Miséria no Campo divulga seu segundo balanço - Portal Brasil
Plano Brasil Sem Miséria no Campo divulga seu segundo balanço
09/07/2013 17:17 - Portal Brasil
Lançado em 2011, o Brasil Sem Miséria tem a meta de superar, até 2014, a extrema pobreza no País
MDA
Divulgado segundo balanço do
Plano Brasil Sem Miséria no
Campo
Ampliar
Dados do segundo relatório do Plano Brasil sem Miséria, lançado nessa segunda-feira
(8), revelam que 259 mil famílias de produtores rurais e assentados da reforma agrária estão sendo acompanhadas por agentes da Assistência Técnica e Extensão
Rural (Ater). Dessas, cerca de 29 mil famílias recebem recursos para financiar projetos de inclusão produtiva. São pequenos negócios, criação de animais e estruturação da lavoura, que têm gerado renda para essas famílias.
Dentro do Plano Brasil Sem Miséria, a Ater destina recursos no valor de, até, R$
2,4 mil, liberado em três parcelas e que devem ser empregados no financiamento de projetos agrícolas ou não agrícolas das famílias atendidas.
Nesses dois anos, foram liberados cerca de R$ 40 milhões em recursos do fomento, que são transferidos às famílias pelo Ministério de Desenvolvimento
Social e Combate à Fome (MDS), por meio do cartão do Bolsa Família. A expectativa é de que até o final de 2013, todas as famílias beneficiadas pelos serviços de Ater comecem a receber o fomento.
Segundo a coordenadora do Plano Brasil Sem Miséria, Letícia Mendonça, “essa é uma Ater diferenciada, que foca na promoção de segurança alimentar e na articulação do acesso das famílias às políticas sociais e de desenvolvimento rural”, ressalta. Existem ainda contratações de Ater específicas para atendimento de quilombolas, indígenas, extrativistas, pescadores artesanais e grupos produtivos de mulheres.
Além dos serviços de Ater, só em 2012, o
Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) realizou 775 mutirões de documentações que levaram cidadania às