Introdução
Canal de Distribuição é o caminho escolhido por uma empresa para fazer seus produtos chegarem aos consumidores certos, no local e no momento exato. Ou seja, canal de distribuição é a área do Marketing encarregada de colocar o produto adequado no momento e no local em que ele for necessitado pelos consumidores. O objetivo desse trabalho é responder ou tentar sanar a maioria das dúvidas que surgem com as perguntas abaixo:
Como a empresa Coca-Cola estrutura seu sistema de distribuição? Quais são os pontos críticos de sucesso? De que forma o sistema garante a vantagem competitiva da empresa? Qual diferença ou comparação com o sistema de distribuição da empresa frente a concorre direta? Uma coisa é sabida sobre a Coca-Cola não importa aonde vamos, em qualquer lugar do mundo, uma coisa que você pode ter certeza que vai encontrar é uma Coca-Cola. Não sabemos exatamente se são duendes (como aparece no comercial), loompa loompas ou helicópteros que fazem o trabalho, mas a certeza é que nada bate a estrutura de distribuição da Coca.
2 Referenciais Teóricos
O canal de distribuição está inserido na cadeia logística, e seus participantes são Fabricantes, Atacadistas/ Distribuidores, Varejistas e Consumidor final.
Objetivos do canal de distribuição:
Disponibilizar produtos com rapidez;
Reforçar potencial de vendas;
Fortalecer cooperação entre os componentes da C.S;
Facilitar fluxo de informação e material;
Reduzir custos de forma integrada;
Funções do canal de distribuição:
Induzir a demanda;
Satisfazer a demanda;
Serviços pós-compra;
Troca de informações;
Os participantes de um canal de distribuição podem ser primários ou especializados. Os participantes primários são os fabricantes, atacadistas e varejistas, enquanto que os especializados são os que prestam serviços aos participantes primários, compreendendo os funcionais de serviço em transportes, armazenagem, montagem, atendimento,