Didática e Filosofia
Educação e Ensino
Do ponto de vista social, é a ação que as gerações adultas exercem sobre as gerações jovens, orientando sua conduta, valores, crenças, uso e costumes aceitos pelo grupo social.
A educação é uma manifestação de cultura depende do contexto histórico e cultural em que está inserida.
A escola surgiu como instituição social, ao longo da história , a medida que a organização social foi se tornando mais complexa, a tecnologia mais avançada e as aquisições culturais mais vastas e sistematizadas.
Do ponto de vista individual a educação referisse ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada individuo, tendo em vista o aprimoramento de sua personalidade. Ensinar é a atividade pela qual, o professor através de métodos adequados, orienta a aprendizagem dos alunos.
Conceito de didática
A pedagogia é o estudo sistemático da educação. É a reflexão sobre as doutrinas e os sistemas de educação. A didática é uma seção ou ramo especifico da pedagogia e se refere aos conteúdos do ensino e os processos próprios para a construção do conhecimento. Enquanto a pedagogia pode ser conceito como a ciência e a arte do ensino.
Mauro Laeng diz que “a pesquisa didática deve adaptar aos métodos e as técnicas de maneira a obter o máximo resultado com o mínimo de esforço”.
Podemos afirmar que a didática é o estuda da situação instrucional, isto é, processo de ensino e aprendizagem, e nesse sentido ela enfatiza a relação professor – aluno.
Didática por sua vez, sendo parte da pedagogia também esta calcada numa concepção filosófica.
Evolução Histórica da Didática
Da antiguidade até o inicio do século XX, predominou na pratica escolar uma aprendizagem de tipo passivo e receptivo. Aprender era quase exclusivamente memorizar.
Ensinava-se a ler e escrever da mesma maneira que se ensinava um oficio manual ou a tocar um instrumento musical. Em consequência, o aluno repetia as respostas mecanicamente, e não de forma inteligente, em geral não