didática na filosofia
Licenciatura em Filosofia
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO.
Adolescência e Escola.
Prof. M. Auxiliadora B. Freitas
BATATAIS
2014
Objetivo:
Esta atividade corresponde ao Portifólio da 10ª Semana que deverá ser escolhido uma das fases de desenvolvimento ou ciclo vital, deverá constar as principais características dessa fase, pensando no desenvolvimento físico, cognitivo e emocional. A seguir, exemplifique uma ou mais situações (ou atividades pedagógicas) em que a escola possa favorecer o desenvolvimento das pessoas na fase escolhida. E, por fim, descreva como a realização dessa atividade auxiliou na sua formação como educador.
Título: Adolescência e Escola.
A adolescência é uma fase de transição entre o rompimento da infância e a idade adulta, é onde desperta o encontro de sua identidade, mudanças em diversos níveis ocorrem sendo elas: físico, mental e social (bio-psico-social), essas deixam de ser demarcadas por ordem fisiológica, mas sim por ordem sócio cultural. Nesta etapa iniciase um distanciamento de formas comportamentos, pensamentos e sentimentos diferentes dos privilégios adquiridos na infância, nessa etapa as competências torna-se mais evidentes onde o capacitado deverá assumir deveres e papéis sociais a serem enfrentados de agora em diante. Existe uma variação de nação cultural que define que a adolescência delimita o período dos 11 á 29 anos, sendo que no Brasil começa dos 13 aos 18 anos, conforme dados Wikipédia.
As principais características das mudanças ocorridas na Adolescência são:
Físico: Mudanças internas e externas no corpo, aumento de apetite.
Meninas: Aparecimento de seios, quadris, alterações o formato do corpo, menstruação, atividade glandular, hormônios, desenvolvimento sexual antes dos meninos.
Meninos: barba, estatura, alterações na voz, pelos no corpo, atividade glandular, hormônios, desenvolvimento sexual, aumento da atividade física, amadurecimento sexual mais tardio do