Tcd didática da filosofia
DIDÁTICA DA FILOSOFIA
Receita para filosofia!?
OBJETIVO:
Refletir criticamente e de modo original sobre questões fundamentais do ensino da filosofia.
JUSTIFICATIVA:
O ato de filosofar, muitas vezes, encontra-se naturalmente em nosso íntimo. Basta apenas exercitá-lo pela discussão, pelo debate e pela troca de ideias. Esta é a principal questão a ser passada para os alunos.
A origem do conceito de filosofia está na sua própria estrutura verbal, ou seja, na junção das palavras gregas philos e sophia, que significam "amor à sabedoria". Filósofo é, pois, o amante da sabedoria.
INTRODUÇÃO:
Sabe-se que cada disciplina apresenta suas próprias características, bem como auxilia a desenvolver habilidades específicas do pensamento que é abordado.
No caso da Filosofia, essa permite e dá oportunidade de realizar o pensamento de maneira bastante pessoal.
O Ensino Médio é geralmente considerado pelos educadores como uma fase de consolidação do aluno jovem, de sua personalidade e seus desejos, a Filosofia apresenta um papel importante e fundamental no sentido de colaboração.
DESENVOLVIMENTO:
A Filosofia é bastante questionada enquanto disciplina, é necessário que os educadores se conscientizem de que o ensino não deve ser considerado como uma disciplina a mais a ser ensinada.
O ideal é que o professor que tem a responsabilidade de aplicar tal disciplina tenha em mente o quanto é necessário fazer com que seus alunos não fiquem dependentes de livros didáticos, não desmerecendo, mas no sentido de não tender para os tão famosos “decorebas” de ideias e autores.
Aos educadores que se preocupam com a melhor forma de aplicar a Filosofia, não existe receita pronta.
Recomenda-se a priorização de práticas que favoreça a formação de jovens capazes de desenvolver seu próprio pensamento e crítica, formando cidadãos capacitados para enfrentar as diversas situações que poderão surgir em suas vidas.
O estudo da filosofia deve ser mostrado não só como