Didatica
A palavra Educação ao longo dos tempos tem 02 sentidos o individual e social.
Social: Ação das gerações adultas sobre os jovens, orientando a conduta por meios de da transmissão do conjunto de norma e valores, crenças e costumes. Verbo latim educare: alimentar criar.
Individual: refere-se ao desenvolvimento das aptidões e potencialidades de cada um. Verbo latim educare: Fazer sair, conduzir para fora.
Os dois sentidos estão ligados a um aspecto formativo.
Enquanto a Educação de processa de forma sistemática e assistemática o ensino é uma ação deliberada onde o professor através de métodos orienta a aprendizagem do aluno.
Enquanto a pedagogia pode ser conceituada como a ciência e a arte da educação. A Didática pode é definida como a ciência e arte do ensino.
A pedagogia tem seus fundamentos baseados num sistema filosófico. A filosofia que da sentida a pedagogia.
A didática sendo parte da pedagogia esta calcada numa concepção filosófica, isso ate o final do século XIX. Também passou esta fundamentada nas ciências do comportamento Biologia e Psicologia.
Ate o inicio do século XIX predominou a prática da escolar num aprendizado passivo receptivo onde aprender era memorizar, o pensamento humano era como uma tabua lisa .Conhecimentos reduzidos era utiliza o método catequético.,termo Greco Katechen,fazer eco reprodução, repetição.
Porem vários filósofos e educadores ao longo dos séculos deram ênfase a compreensão são ele.
Sócrates (século V a.c): A função do mestre é apenas ajudar o discípulo a descobrir por si mesmo a verdade
O medoto de Sócrates fio denominado ironia e tem dois momentos refutação e maiêutica.
Refutação objetivo liberar o espírito de opiniões.
Maiêutico objetivo era que o mestre deve ter paciência com os erros e duvidas do aluno, pois o erro leva a progredir na aprendizagem.
Comenius (1592 – 1670): Apresentar o objetivo ou idéia fazendo demonstração, pois o aluno aprende através dos sentidos vendo e tocando.
Escreveu