DIDATICA SEGUNDO CIPRIANO LUCKESI
Didática
Concepção e Objetivo
É necessário pensar a didática para alem de uma simples renovação nas formas de ensinar e aprender. O desafio não reside somente no surgimento ou criação de novos procedimentos de ensino, ou em mais uma forma de facilitar o trabalho do educador e a aprendizagem do educando. Mais do que isso, a didática tem como compromisso buscar praticas pedagógicas que promovam um ensino realmente eficiente, com significado e sentido para os educando, e que contribuam para a transformação social.
Para Luckesi, a didática configura-se como direcionamento imediato da pratica do ensino e da aprendizagem, articulando proposições teóricas com pratica escolar. A didática, para o autor, é a mediação necessária para transformar teoria pedagógica em pratica pedagógica. Para ele é na didática que concepções teóricas estudadas em disciplina como Filosofia da Educação, Sociologia da Educação, psicologia da educação, historia da educação, entre outras, concretizam-se historicamente.
O Papel da Didática na Formação do Professor.
Aqui, Luckesi propõe um “novo olhar” à didática, orientando-a no sentido da sua independência para com os “poderes constituídos”. Assim, a didática é muito mais que a simples técnica de ensinar, é também a técnica de aprender a ensinar o que, historicamente, foi produzido ao longo do processo civilizatório gerada pelos humanos.
Colocando o educador como sujeito e não como objeto, a didática convida à uma abordagem filosófica, política e epistemológica que possibilite a geração de respostas aos problemas enfrentados e levantados (propostos). Como sujeito da história, o educador no seu ofício, calibra-se para deixar o outro aprender, tendo como suporte metodológico a ideia de que as técnicas adaptam-se às novas ocorrências verificadas no seu tempo, descartando a ideia de imutabilidade das mesmas, pois sabe-se que não há apenas uma técnica prescrita para cada situação.
Esta dimensão histórica