Diagnóstico dos resíduos de serviços de saúde em estabelecimentos de saúde
CENTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO
PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
JOSUÉ CARDOSO DOS SANTOS
DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
GOIÂNIA
2010
JOSUÉ CARDOSO DOS SANTOS
DIAGNÓSTICO DOS RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE EM ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE
Pesquisa de campo apresentada a FAC/LIONS como exigência parcial do curso de Especialização em Administração Hospitalar. Orientador: Prof. Dionilson Pinheiro.
GOIÂNIA
2010
RESUMO
Este trabalho teve como objetivo avaliar aspectos do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) na cidade de Goiânia. Foi feito pesquisa de campo, onde se avaliou: 30 casos, escolhidos ao acaso, no período de 1 a 15 de junho de 2010, compreendendo os procedimentos adotados no manejo dos RSS gerados nos hospitais, laboratórios, clínicas, consultórios odontológicos e farmácias. A situação encontrada nestes estabelecimentos foi “primitiva” e apresentaram falhas em vários procedimentos da gestão dos resíduos, não atendendo os princípios preconizados na Resolução CONAMA N. 283/2001. Pelos dados encontrados conclui-se que essas instituições de saúde não estão sendo fiscalizadas, pois se percebe um descaso quase que total a essas normas tão importantes regulamentadas por lei. Fazem-se necessárias ações fiscais nestas instituições para que exista de fato um gerenciamento de resíduos sólidos dos serviços de saúde em Goiânia.
Palavras-chave: Hospitais. Laboratórios. Clínicas. Consultórios Odontológicos. Farmácias. Resíduos de Serviços de Saúde.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 5
2 PROPOSIÇÃO 13
3 MATERIAIS E MÉTODOS 14
3.1 Área de Estudo 14
4 METODOLOGIA 15
5 RESULTADOS E DISCUSSÃO 17
6 CONCLUSÃO 21
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 22