metodologia
Introdução-----------------------------------------------------------------------------------------------02
Metodologia---------------------------------------------------------------------------------------------03
Desenvolvimento---------------------------------------------------------------------------------------04
Considerações Finais---------------------------------------------------------------------------------11
Referências Bibliográficas---------------------------------------------------------------------------12
INTRODUÇÃO A Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) no País, sua concepção, o equacionamento da geração, do armazenamento, da coleta até a disposição final, tem sido um constante desafio colocado aos municípios e à sociedade. A preocupação com a geração de Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) nunca esteve tanto em evidência como nos dias de hoje. A expressão “Lixo Hospitalar” deu lugar à “Resíduos de Saúde”. As resoluções da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) dispõem sobre o regulamento técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.
2.0 Metodologia
Conforme a Resolução da Diretoria Colegiada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária/ANVISA-RDCNº307, de 7 de dezembro de 2004, o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde (RSS) é constituído por um conjunto de procedimentos de gestão. Estes procedimentos são planejados e implementados a parti de bases cientificas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos de saúde e proporcionar os resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde publica, dos recursos naturais e do meio ambiente.
O gerenciamento inicia pelo planejamento dos recursos materiais necessários, culminado na capacitação dos recursos humanos