Gestão Ambiental
CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
EAD 387 – Gestão Ambiental e Sustentabilidade
Prof. Lélis Maia Brito
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS EM SERVIÇOS DE SAÚDE EM UMA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE
IPATINGA - MG
SETEMBRO – 2013-1
APRESENTAÇÃO
Os resíduos do serviço de saúde ocupam um lugar de destaque, pois merecem atenção especial em todas as suas fases de manejo (segregação, acondicionamento, armazenamento, coleta, transporte, tratamento e disposição final) em decorrência dos imediatos e graves riscos que podem oferecer, por apresentarem componentes químicos, biológicos e radioativos.
O Programa de Gerenciamento de Resíduos e Serviços de Saúde (PGRSS) é um documento que aponta e descreve as ações relativas ao manejo dos resíduos sólidos, observadas as suas características, no âmbito dos estabelecimentos, contemplando os aspectos referentes à geração, segregação, acondicionamento, coleta interna, armazenamento, transporte, tratamento e destinação final, bem como os aspectos relativos à proteção à saúde pública e segurança ocupacional do pessoal envolvido nas etapas do gerenciamento de resíduos.
O PGRSS não é somente um registro de intenções, pois aborda as condições de implementação e acompanhamento, estando de acordo com o diagnóstico específico. As informações necessárias ao roteiro de elaboração do PGRSS foram extraídas das análises da situação existente obtidas no diagnóstico.
Donaire (1999, p. 43) enfatiza que “a questão do gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde é fator de importância capital e prioritária para a empresa que pretende caracterizar-se como responsável em relação ao meio ambiente”.
Os estabelecimentos de serviços de saúde são os responsáveis pelo correto gerenciamento de todos os RSS por eles gerados, cabendo aos órgãos públicos, dentro de suas competências, a gestão, regulamentação e fiscalização.
O presente trabalho