Como Lidar com pessoas
Convivemos o tempo todo com tantas pessoas, e todas com culturas, pensamentos, ações, crenças, formas de olhar o mundo tão diferentes umas das outras.
Sejam em trabalho, em casa, família, vizinhos, condomínios, filhos, amigos, o que de repente é bom em nosso ponto de vista, não é bom para o outro. E assim todos os dias têm uma árdua tarefa de aprender a lidar com as diferenças.
Concordo que não é fácil, mas também não vamos encarar como uma tarefa impossível. Procurar não se estressar por mais diferente que seja a opinião do outro, procurar entender.
Se não conseguir chegar uma conclusão, pare a conversa e sempre pergunte para pessoa o que é mais racional. A racionalidade acalma os ânimos, por muitas vezes ficamos presos a nossa idéia, expressamos para a outra pessoa, e se ela não concorda é frustração na certa, e com a frustração vem sentimentos, são esses que estragam a finalização das conclusões, muitas vezes a racionalidade é conveniente.
Razão também é para tentar resolver uma situação com ânimos não tão elevados, é uma idéia, tente apenas uma frase “vamos parar e pensar racionalmente”. O que é melhor? O que vai acontecer se tomarmos essa decisão? O que pode desencadear dependendo da decisão que tomarmos? Realmente às vezes tem que ter nervos de aço, e um bom equilíbrio mental.
Saber lidar com pessoas não deixa de ser uma arte, saber se comportar às vezes com mais cautela, por vezes mais político, porque se pensarmos bem, sinceridade demais também ofende, podemos sempre aprender a melhor forma de colocarmos nossos pensamentos sem gerar brigas relevantes, desconfortos desnecessários, situações constrangedoras que só tende a fazer todos ficarem mais tristes.
Se realmente paramos para pensar, descontrole só gera mais descontrole, e se analisarmos mais a fundo ainda, em geral são desnecessários, poderiam ser tratados de forma diferente.
Saber se policiar para não gerar problemas para si. Um aprendizado constante em nível mental